O Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, destacou e enalteceu o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar do Espírito Santo, que foi homenageada com sessão solene no Legislativo Capixaba pelos seus 175 anos de fundação. O parlamentar destacou a ação dos policiais militares, que trabalham em favor da população, não só no quesito segurança, mas no atendimento do cidadão. E lembrou que teve a honra de ser o Comandante em Chefe da corporação quando exerceu o Governo do Espírito Santo.
Elcio Alvares (DEM) elogiou a postura do deputado Da Vitória, que propôs a homenagem, aprovada pelos Deputados, “que não esqueceu suas origens”. Cabo reformado da PM, Da Vitória, na visão de Elcio, “representa aqui (na Assembleia) os legítimos interesses da Polícia Militar”. Citou, ainda, o Sargento Valter (PSB), também egresso da Polícia Militar, que por duas ocasiões assumiu como deputado estadual nesta legislatura.
Dezenas de militares que se destacaram em 2009 foram homenageados com a Medalha Alferes Tiradentes ou com diplomas alusivos ao evento. A honraria foi instituída na Assembleia por iniciativa de Da Vitória. E foi prestigiada, também, por vários Deputados: Elcio Alvares, Da Vitória, Atayde Armani, Paulo Roberto, Giuliano dos Anjos, Doutor Hércules, Freitas, Janete de Sá e Marcelo Coelho.
Prestigiaram a sessão o comandante da PMES, coronel Oberacy Emmerich Júnior; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Fronzio Calheira Motta; o coronel Luiz Claudio Carnelli e o coronel Pedro Amaral, assessor parlamentar do Comando Militar do Leste. Vários militares foram homenageados pela Assembleia.