O Deputado Elcio Alvares é o convidado da nova edição do Contando História, um programa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) que houve depoimento de lideranças que tenham tido uma ativa participação na história do Estado. No evento, em forma de depoimento, o convidado fala de sua trajetória, destacando o que acha mais importante, principalmente em relação à sua participação na vida do Espírito Santo. O depoimento de Elcio será no dia 05 de março, a partir das 18h30m, na Findes.
Com 50 anos de vida pública, o Deputado Elcio Alvares começou sua participação política ainda na vida escolar, sendo muito jovem Presidente do Grêmio do Colégio Americano. Depois, na Faculdade, presidiu a União Estadual dos Estudantes. Concluindo a faculdade, Elcio dedicou-se à carreira de advogado, ao mesmo tempo em que exercia o jornalismo. O sucesso na advocacia acabou tornando-o conhecido e o levou à política partidária.
O Deputado deve falar sobre a sua trajetória política, começando com a eleição para a Câmara dos Deputados, quando ficou como primeiro suplente, mas acabou assumindo o mandato. Na segunda tentativa foi o parlamentar mais votado do Estado, participando da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, uma das mais importantes do Congresso. Ao concluir o seu mandato, assumiu o Governo do Estado, adotando uma vertente desenvolvimentista, com um amplo programa de obras.
Ao término do Governo, Elcio Alvares retornou à advocacia, mas não deixou a política e acabou se tornando Senador da República. No Senado, presidiu a Comissão de Impeachment que julgou o então Presidente Fernando Collor e, com a chegada do Presidente Itamar Franco à Presidência, assumiu o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo. No retorno ao Senado, com a eleição de Fernando Henrique Cardoso para Presidente, transformou-se no Líder do Governo no Senado e, ao final de seu mandato, foi escolhido para implantar o Ministério da Defesa, sendo o primeiro civil a ocupar o posto. Elcio está no seu segundo mandato de Deputado Estadual.
O programa Contanto Histórias já ouviu relatos de Cariê Lindenberg, da Rede Gazeta, e do empresário Camilo Cola, do grupo Itapemirim. Também o ex-Senador Gerson Camata já deu o seu depoimento, o mesmo acontecendo com o jornalista e escritor José Carlos Monjardim Cavalcanti, o Cacau. O objetivo do programa é preservar, na forma de história oral, a história do Estado, contada por quem dela participou.