No momento em que o Poder Legislativo começa a discutir a proposta orçamentária dos poderes públicos do Espírito Santo para o próximo ano, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Elcio Alvares, a quem caberá presidir a votação do Orçamento de 2010 em Plenário, ressaltou o volume de investimentos do Governo Estadual, destacando o volume de recursos alocados para as área de Educação, Saúde e Segurança Pública, que representam cerca de um terço do total previsto para 2010. Outro ponto apontado pelo Deputado foi a participação do Legislativo no total de recursos, que fica na faixa de 1% dos R$ 11,6 bilhões do orçamento estadual.
A alocação de recursos, no entender do Deputado Elcio Alvares, vai ao encontro do desejo dos capixabas, que querem ver melhorias na educação, na saúde e na segurança pública. Ele lembra que não é o primeiro ano em que o Executivo destina a maior parte dos recursos a estes setores, o que vem sendo feito de forma rotineira, confirmando que são, mesmo, prioridade para o Governo do Estado. Outro ponto a se destacar, segundo Elcio Alvares, é o volume de investimentos previstos para 2010, que deve chegar, de novo, à casa de R$ 1 bilhão, repetindo o programa de investimentos desenvolvido pelo Estado neste ano.
De acordo com o Presidente, a proposta encaminhada pelo Governador Paulo Hartung agora irá passar pela Comissão de Finanças, que aprecia o orçamento e abre a oportunidade de apresentação de emendas pelos parlamentares. A Comissão também faz audiências públicas, debatendo a lei orçamentária com a população. Depois disso, é preparado um parecer e ele é apreciado na Comissão. O passo seguinte é o envio do projeto ao Plenário do Legislativo onde ele será novamente discutido e submetido à votação. O Orçamento entra em vigor a partir do dia 01 de janeiro de 2010.