O Deputado Elcio Alvares, da tribuna da Assembleia Legislativa, defendeu a aprovação do Decreto Legislativo que devolve simbolicamente os mandatos dos Deputados Estaduais José Ignácio Ferreira, Daílson Laranja e Helsio Pinheiro Cordeiro, cassados pelo Governo Militar. O parlamentar também votou, em seguida, pela aprovação do projeto, submetido ao Plenário do Legislativo, e aprovado por unanimidade. A iniciativa da proposição foi do Deputado Cláudio Vereza e se insere em ação semelhante já tomada pela Câmara dos Deputados.

No discurso, Elcio Alvares falou, predominantemente, de José Ignácio Ferreira e de sua convivência política com ele, destacando seus méritos e o trabalho feito em favor do Espírito Santo, após ter recuperado seus direitos políticos. Segundo o parlamentar, o ex-Deputado, ex-.Senador e ex-Governador José Ignácio olha, hoje, o que lhe aconteceu em perspectiva, tendo feito um grande trabalho em prol do Estado. Um dos dados citados no discurso foi a implantação da telefonia no Espírito Santo, quando o ex-Deputado foi Presidente da Telebrás. Quando assumiu o posto, haviam pouco mais de 450 telefones fixos no território capixaba. Ao deixar o posto, este número tinha sido elevado para mais de 25 mil.

O Deputado fez questão de explicar o porque de sua defesa da devolução dos mandatos, lembrando que foi um dos Governadores do Governo Militar, mas ressaltando que, até por orientação do Presidente Ernesto Geisel, que o escolheu para o cargo, fez um Governo cuja maior preocupação era a pessoa humana. Testemunhou a preocupação do Presidente com os direitos humanos e ressaltou as medidas tomadas por ele contra a tortura de presos, como a demissão do então Ministro do Exército, General Sylvio Frota.

O Deputado Elcio Alvares frisou que tem “autoridade moral” para falar no assunto e dar apoio à iniciativa do Deputado Cláudio Vereza. Voltando à sua convivência com José Ignácio Ferreira na política, lamentou que ele esteja fora da vida pública e elogiou sua atuação no Senado, tanto no Plenário, quanto na Comissão de Justiça, de que ambos faziam parte. O parlamentar lembrou-se, também, do ex.Deputado Benjamin Campos, que o encantava com seus discursos. Elcio, na época, era jornalista e cobria as atividades do Parlamento Capixaba, Referiu-se, ainda, ao ex-Deputado Daílson Laranja, lembrando que havia se afastado da política, mesmo depois de haver recuperado seus direitos políticos.