Referindo-se aos problemas ocorridos na usina nuclear de Fukushima, no Japão, em decorrência do terremoto que atingiu o país, o Deputado Elcio Alvares defendeu investimentos em energia limpa no Espírito Santo e no Brasil, citando não só a disponibilidade de recursos hídricos, para a geração de energia hidroelétrica, e afirmando que o Estado e o país possuem um imento potencial para a energia eólica e solar.

“Ao longo de todo o litoral do Espírito Santo temos ventos constantes e ele, como já se provou em vários locais e países, são um excelente recurso para a geração de energia, além do que não causam nenhum tipo de interferência no meio ambiente ou geração de carbono. Acredito que o Espírito Santo pode se tornar autossuficiente com a geração de energia eólica e já temos projetado um parque para o município de Linhares, faltando apenas a concessão pelo Governo Federal”, afirmou o parlamentar.

Outro recurso disponível no Estado, lembra Elcio Alvares, é o sol. “Ele é praticamente inesgotável e, tal como no caso da energia eólica, pode ser usado com proveito para a economia estadual e para o meio ambiente”, afirma Elcio. Para ele, estes dois meios de produção são mais eficientes, mais limpos e necessitam menos recursos para produzir energia do que, por exemplo, uma usina nuclear. Outro ponto comentado pelo Deputado é a geração de energia hidrelétrica, com a construção de pequenas e médias usinas, destinadas a suprir cidades de menor porte. No caso do Espírito Santo, dezenas delas podem ser construídas, fornecendo uma energia que, hoje, o Estado importa.