O final da vida de Elcio Alvares
Colegas ressaltam temperamento gentil, simplicidade nas relações pessoais e o espírito conciliador que marcou a vida de Elcio Alvares
O Governador Paulo Hartung, três ex-governadores, José Ignácio Ferreira, Gérson Camata e Renato Casagrande, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorico de Assis Ferraço, vários deputados estaduais, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Aboudib, os conselheiros Sebastião Carlos Ranna, Rodrigo Chamoun, Domingos Taufner e José Antônio Pimentel, o Senador Ricardo Ferraço, prefeitos, vereadores, autoridades civis e militares, além de amigos, antigos auxiliares, Diretores e empregados da Banestes Seguros e gente do povo passaram pela Assembleia Legislativa no último adeus ao Presidente da Banestes Seguros, Elcio Alvares, que faleceu no dia 9 de dezembro, aos 84 anos.
A Presidência da Banestes Seguros foi o último da longa lista de cargos exercidos por Elcio Alvares. Ele começou sua vida pública como Deputado Federal, foi Governador do Espírito Santo, elegeu-se Senador, foi líder do Governo Fernando Henrique no Senado e, antes, Ministro da Indústria e Comércio no Governo Itamar Franco. No segundo mandato presidencial de Fernando Henrique foi escolhido Ministro da Defesa, tendo criado e implantado o Ministério. De volta ao Espírito Santo, foi eleito Deputado Estadual. No exercício do mandato foi líder dos Governos Paulo Hartung e Renato Casagrande. Foi, ainda, Presidente da Assembleia Legislativa.
Ao encerrar o seu mandato, no início de 2015, Elcio Alvares foi indicado pelo Governador Paulo Hartung para a Presidência da Banestes Seguros, uma função que, conforme reiteradas declarações, o deixou muito honrado. No cargo, ele se tornou defensor público da seguradora e, por várias vezes, elogiou sua equipe, lembrando que era muito unida e aguerrida. Elcio era casado com Irene Alvares, tinha dois filhos, Alexandre e Elcio Filho.
A morte de Elcio Alvares veio após um longo período de hospitalização. Ele tinha problemas de coagulação e sua saúde foi se deteriorando, o que gerou uma insuficiência cardíaca que não resistiu. Dentre os políticos do Espírito Santo, ele foi o que conseguiu maior projeção nacional, destacando o Estado.



Depoimentos
Amigos, políticos e correligionários falam da trajetória de Elcio Alvares